Odivelas: Novo Parque da Cidade nasce junto ao Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo

4 de Setembro, 2025

População e visitantes vão dispor de um novo Parque da Cidade em Odivelas fruto de um investimento de 11,7 milhões de euros, dos quais 4,9 milhões de euros são financiados por fundos europeus através do Programa Regional Lisboa 2030.

Mais do que um espaço verde, este é um projeto que liga natureza e património, ao nascer junto do Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo, um dos marcos históricos mais importantes da região.

 

Resultado de uma parceria com o Município de Odivelas, o Parque da Cidade responde à ambição de dotar Odivelas de um grande espaço de lazer, acessível e sustentável.

O novo Parque da Cidade vai contribuir para melhorar a qualidade de vida da população, através da oferta de mais espaços verdes, além de reforçar a identidade cultural e histórica de Odivelas, tornando-se, assim, num verdadeiro polo de atração turística e de dinamização da economia local.

Para Teresa Almeida, Presidente da CCDR LVT e do Programa Regional Lisboa 2030, este investimento é estratégico:

“É um projeto que reflete a visão do Programa Regional Lisboa 2030: promover cidades mais verdes, inclusivas e sustentáveis, colocando os cidadãos no centro das políticas públicas.”

A responsável sublinha como a parceria com o Município de Odivelas demonstra a importância da articulação entre fundos europeus e as autarquias locais para “concretizar investimentos de grande escala e que dificilmente seriam possíveis apenas com recursos municipais”.

O projeto é “um verdadeiro ponto de encontro entre gerações, culturas e estilos de vida, projetando Odivelas e a Área Metropolitana de Lisboa para um futuro mais sustentável e próximo das pessoas”, além de um exemplo de como podemos transformar um espaço numa referência cultural, turística e de lazer, criando oportunidades para a comunidade e para a economia local”.

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos