No passado 27 de novembro, a CCDR LVT acolheu, na sua sede em Lisboa, mais uma sessão do Espaço de Descoberta Empreendedora (EDE), reunindo os atores relevantes do ecossistema regional de inovação para impulsionar oportunidades no âmbito da Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa (STEP).
A iniciativa realizou-se num momento em que o Programa Regional Lisboa 2030 (Lisboa2030) consolida a sua implementação, marcada pela inclusão de novas tipologias STEP em Infraestruturas Tecnológicas, no reforço das áreas de especialização em Tecnologias Digitais e Biotecnologia & Saúde.
A plataforma STEP, que combina mecanismos de financiamento em 11 instrumentos europeus, incluindo o Lisboa2030 e, representa uma oportunidade para projetos estruturantes com impacto regional e europeu. Durante o encontro, foram destacadas as potencialidades deste novo enquadramento e incentivada a preparação de candidaturas robustas para futuros avisos.
Temas em destaque no encontro
Ao longo da manhã, e distribuídos por dois grupos temáticos — Tecnologias Digitais e Biotecnologia & Saúde — foram debatidos:
- Fundos Europeus: enquadramento do PT 2030, PRR e perspetivas do próximo Quadro Financeiro Plurianual 2028–2034
- Especialização regional: investimentos em curso, reprogramação, prioridades estratégicas e nova tipologia STEP
- Oportunidades futuras: calendário indicativo de avisos (integrado no plano de avisos) e matchmaking orientado para projetos estruturantes em Tecnologias Digitais
- Networking: espaço informal de troca de contactos e exploração de parcerias
A Presidente da CCDR LVT, Arquiteta Teresa Almeida, que presidiu à sessão, destacou a relevância do encontro EDE na reafirmação da região de Lisboa como um polo estratégico de inovação e competitividade. Sublinhou ainda a importância do alinhamento entre entidades públicas, empresas e centros de investigação, elemento essencial para reforçar ainda mais o ecossistema regional de inovação. O evento contribuiu para consolidar a colaboração entre estes parceiros, potenciando a preparação de iniciativas de impacto alinhadas com as ambições europeias para a transição digital e tecnológica.
O dinamismo demonstrado pelos participantes evidencia a capacidade regional para aproveitar plenamente as oportunidades abertas pela plataforma STEP e pelos instrumentos de financiamento europeu, contribuindo para um ecossistema mais preparado, colaborativo e orientado para resultados de elevado impacto até 2030.


