O Programa Regional Lisboa 2030 lançou o aviso LISBOA2030-2026-2 “Equipamentos Tecnológicos – STEP”, um concurso que disponibiliza uma dotação de 15 milhões de euros de financiamento FEDER para apoiar a criação, qualificação e expansão de infraestruturas tecnológicas na Área Metropolitana de Lisboa (link).
Este apoio destina-se a projetos que reforcem a transferência e valorização do conhecimento, enquadrados na Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa (STEP), com especial foco nos setores das tecnologias digitais e inovação de tecnologia profunda e/ou das biotecnologias, em alinhamento com a Estratégia Regional de Especialização Inteligente – RIS3 Lisboa 2030.
São elegíveis operações como centros e interfaces tecnológicos, parques de ciência e tecnologia e incubadoras de base tecnológica, promovidas por instituições de ensino superior, entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, bem como entidades gestoras deste tipo de infraestruturas. Podem ainda apresentar candidaturas outras entidades públicas, incluindo municípios, no âmbito das suas atribuições, mediante protocolo com as entidades beneficiárias identificadas.
O concurso apresenta uma taxa máxima de cofinanciamento de 55%, sendo apoiados projetos com um custo total superior a 200 mil euros. As candidaturas podem ser apresentadas até 16 de março de 2026, através do Balcão dos Fundos.
Com este aviso, o Lisboa 2030 pretende reforçar a competitividade e inovação da região, promovendo investimentos estruturantes em tecnologias críticas, com carácter inovador, emergente e de ponta, que garantam um significativo potencial económico para o Mercado Único Europeu e contribuam para a redução ou prevenção de dependências e vulnerabilidades estratégicas da União.
Mais informações em:
Aviso disponível em: https://lisboa.portugal2030.pt/avisos/
Linha dos Fundos: 800 10 35 10 (gratuito)
E-mail: linhadosfundos@linhadosfundos.pt
Programa Regional Lisboa
E-mail: lisboa2030@ccdr-lvt.pt
