Perante uma meta europeia particularmente exigente, onde estava em causa a perda de financiamento, o programa de Lisboa 2030 fechou o ano de 2025 com uma execução de 14,7%, cumprindo o valor necessário para o cumprimento da Regra N+3 de 2025 de 13,5%.
Este resultado traduz a robustez do modelo de governação do Programa e a sua capacidade de transformar prioridades estratégicas em execução efetiva. O desempenho do Lisboa2030, assenta num esforço coletivo fortemente articulado, que importa salientar e reconhecer, uma vez que para este resultado, a Autoridade de Gestão do Lisboa2030, contou com a estreita cooperação entre as Entidades Promotoras, os Organismos Intermédios e os diversos parceiros institucionais, tais como a Agência de Desenvolvimento e Coesão (AD&C) e a tutela governamental. Esta rede de parceiros tem sido decisiva para assegurar o rigor na gestão, a eficiência nos processos e o alinhamento estratégico na execução.
A concretização da meta da Regra N+3 em 2025 reforça a credibilidade, a solidez e a maturidade do Lisboa2030, criando uma base consistente para enfrentar os desafios que se colocam no horizonte imediato. Deste modo o programa de Lisboa prossegue numa gestão não menos exigente para o cumprimento da regra N+3 de 2026, que estabelece um limiar mínimo de 30,5% de execução em despesa certificada, a 31 de dezembro de 2026.
Contando com projetos transformadores no contexto regional, com uma boa operacionalização em alguns municípios, e com um aviso de grande oportunidade dentro da tipologia Infraestruturas Tecnológicas STEP (Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa (STEP) a publicar já no final do primeiro trimestre, estão criadas condições para um ano particularmente intenso em concretizações e nos resultados.
O Lisboa2030 reafirma o seu compromisso numa gestão rigorosa, eficiente e orientada para resultados, valorizando o papel insubstituível dos seus parceiros. Com uma base sólida construída em 2025, o programa prossegue ao serviço do desenvolvimento económico, social e territorial da região, com responsabilidade e visão de longo prazo.
Em 2026, o Programa Regional Lisboa2030, com o imperativo da execução, afirma ambição e transforma investimento em futuro para a região.
